domingo, 28 de agosto de 2011

"Love and Other Drugs" - o filme - uma reflexão sobre a Vida


Pois que este sábado foi caseiro e aproveitei para ver mais um filminho (coisa que tanto me agrada)!

O escolhido foi "Love and other drugs", traduzido para Português como "O amor é o melhor remédio" e que foi recomendado por um bom amigo. Ok, nestes dias não estou muito virada para comédias românticas mas esta atraiu-me por abordar um tema que tem a ver com a minha área de estudo: as doenças neurodegenerativas, neste caso, a doença de Parkinson.

Adorei o filme, adorei os actores, adorei a história e o que nos faz pensar...acho também que foge um bocadinho à levezinha comédia...

Já li críticas a dizer que deveria abordar mais a doença mas acho que retrata algo também importante que é a decisão de ficar com alguém que se sabe ser "the One" mas que também se sabe que lhes aguarda um futuro incerto, doloroso, marcado pela doença e pela incapacidade. Ou seja a decisão à priori...a aposta no desconhecido e no vamos lá ,que vamos conseguir...

Achei isso excelente...e é isso que me traz a esta reflexão...as pessoas com doenças neurodegenerativas, com incapacidades, ou com deficiências têm todo direito a ser felizes, a ter alguém que cuide delas, que as incentive, que acredite nelas...porque ao fim e ao cabo todos temos um coração... O meu é igual ao teu, caro leitor, mesmo que sejas mais alto, mais forte, mais rápido, mais saudável.

Gostei também da perspectiva de que nem sempre ser o mais bonito, jeitoso pode ser sinónimo de auto-estima..a personagem masculina do filme tinha uma auto-estima mais baixa que sei lá o quê...a vida é curiosa...

Tomar conta de alguém com uma doença incapacitante poderá ser uma tarefa árdua, desgastante mas todos os momentos de felicidade partilhada e as pequenas vitórias poderão sobrepor-se a isso...

Ok, podem achar a reflexão lamechas mas é a minha visão do que é vida a dois...o arriscar, o partilhar, o cuidar acima de tudo e contra qualquer coisa.

Mikashi

Termino aqui deixando as citações finais do filme... (fonte: IMDB)

Jamie Randall: You need someone to take care of you.
Maggie Murdock: No, I don't!
Jamie Randall: Everybody does.
Maggie Murdock: I'm gonna need you more than you need me.
Jamie Randall: That's okay.
Maggie Murdock: [crying] No it's not! It isn't *fair*! I have places to go!
Jamie Randall: You'll go there. I just may have to carry you.
Maggie Murdock: ...I can't ask you to do that.
Jamie Randall: You didn't. 
 
 http://www.youtube.com/watch?v=PFaPP7o6-ZM&NR=1

2 comentários:

  1. Gostei da tua critica!
    É na verdade um excelente filme, e tinha a certeza que ias gostar.

    ResponderEliminar
  2. Quando existe amor, nada é pesado, nada é impossivel, nada é dificil, tudo é uma construção infinita de uma união de força, de cumplicidade e de partilha, mesmo em momentos de dor. No amor não existe dferenças todos somos seres iguais com coração e sentimentos que deverão ser construidos para um objectivo, a felicidade conjunta e ajuda mutua sem cobranças...

    ResponderEliminar