segunda-feira, 25 de abril de 2011

Revolução & Evolução

Nasci no finalzinho dos anos 70, já nas despedidas dessa década... Assim, só me lembro dos míticos anos 80 e consequentemente não me recordo do antes do 25 de Abril nem dos tempos imediatamente a seguir... à medida que o tempo foi passando fui tomando consciência da importância deste dia, das consequências que trouxe a todos nós e da liberdade que antes seria impensável.

Hoje em dia olho em volta e vejo pessoas a queixarem-se dos tempos que correm, sinto por vezes nalgumas pessoas um saudosismo pré-25 de Abril e um negativismo assustador que é real porque de facto o panorama está cada vez mais complicado e a atmosfera muito negra. 

Há quem fale numa nova Revolução...Mas prefiro pensar que seria necessário antes uma Evolução (talvez seja deformação profissional, dado um dos meus herói ser Darwin, mas deixemos hoje a Biologia de lado...).

Acho que é preciso uma Evolução nos pensamentos, nas atitudes, na garra, nas vontades de todos nós. Eu, incluída. Voltar atrás não me parece viável, acho que muitas coisas que conseguimas são super positivas e avançamos em muitos sectores para melhor. Pena é estarmos a deixar estragar tudo o que foi conquistado com alguns lirismos e fantasias que a nossa realidade económica não suporta. 

Se todos conseguissemos evoluir em questões como a cidadania, responsabilidade civil, ética, força de vontade e união de todos...talvez conseguíssemos dar a volta a este tornado que se abateu sobre nós...Talvez alguns me chamem ingénua...sou o que sou... e ainda sonho, e espero assim continuar!

Por isso hoje num dia em que se comemora uma Revolução, apelo a uma Evolução de mentalidades mas de todos, não apenas de alguns... (provavelmente não devo ser original nesta ideia mas hoje acordei com isto no pensamento e achei que devia pôr por escrito...)

E acima de tudo...aconteça o que acontecer...viva a Liberdade!

Mikashi

3 comentários:

  1. Carolina, parabéns por este texto.
    Registo estas tuas palavras muito importantes e certeiras...
    "Se todos conseguissemos evoluir em questões como a cidadania, responsabilidade civil, ética, força de vontade e união de todos...", seria uma grande conquista, sem dúvida alguma.

    ResponderEliminar
  2. Um pensamento fantástico e lúcido... de uma "nova" geração! Vai completar... a minha entrada sobre a temática - Hoje 25A!
    VM

    ResponderEliminar
  3. Excelente Visão de quem não viveu a revolução. Dos que sabem e viveram a transição de um regime totalitario para a democracia, Só quem tem memoria curta e se esqueceu da não liberdade de expressão e de associação, da censura, dos presos politicos de então e do espartilhamento de movimentos a que estavamos sujeitos é que pode ter saudades do estado novo. São essas pessoas que nos fazem gritar mais alto; Viva a Liberdade, Viva o 25 Abril, Viva a Democracia.
    FF

    ResponderEliminar