segunda-feira, 25 de abril de 2011

Revolução & Evolução

Nasci no finalzinho dos anos 70, já nas despedidas dessa década... Assim, só me lembro dos míticos anos 80 e consequentemente não me recordo do antes do 25 de Abril nem dos tempos imediatamente a seguir... à medida que o tempo foi passando fui tomando consciência da importância deste dia, das consequências que trouxe a todos nós e da liberdade que antes seria impensável.

Hoje em dia olho em volta e vejo pessoas a queixarem-se dos tempos que correm, sinto por vezes nalgumas pessoas um saudosismo pré-25 de Abril e um negativismo assustador que é real porque de facto o panorama está cada vez mais complicado e a atmosfera muito negra. 

Há quem fale numa nova Revolução...Mas prefiro pensar que seria necessário antes uma Evolução (talvez seja deformação profissional, dado um dos meus herói ser Darwin, mas deixemos hoje a Biologia de lado...).

Acho que é preciso uma Evolução nos pensamentos, nas atitudes, na garra, nas vontades de todos nós. Eu, incluída. Voltar atrás não me parece viável, acho que muitas coisas que conseguimas são super positivas e avançamos em muitos sectores para melhor. Pena é estarmos a deixar estragar tudo o que foi conquistado com alguns lirismos e fantasias que a nossa realidade económica não suporta. 

Se todos conseguissemos evoluir em questões como a cidadania, responsabilidade civil, ética, força de vontade e união de todos...talvez conseguíssemos dar a volta a este tornado que se abateu sobre nós...Talvez alguns me chamem ingénua...sou o que sou... e ainda sonho, e espero assim continuar!

Por isso hoje num dia em que se comemora uma Revolução, apelo a uma Evolução de mentalidades mas de todos, não apenas de alguns... (provavelmente não devo ser original nesta ideia mas hoje acordei com isto no pensamento e achei que devia pôr por escrito...)

E acima de tudo...aconteça o que acontecer...viva a Liberdade!

Mikashi

domingo, 24 de abril de 2011

Uma Páscoa docinha em emoções!

Uma BOA PÁSCOA para todos, recheada de PAZ, coberta de AMIZADE e embrulhada em ALEGRIA e que em algumas amêndoas encontremos o licor do AMOR :)

Que os nossos corações encontrem a renovação da alegria, da esperança e da fé nos caminhos que percorremos!

Mikashi

sexta-feira, 22 de abril de 2011

uma reflexão na Sexta-Feira Santa...

Reflecti e concluí que enquanto perder tempo a soprar às preocupações, à angústia, à tristeza e à melancolia, estarei a concentrar-me demasiado nesses temporais... e não conseguirei ver a serenidade e o Sol a bater à porta... Assim, não vou perder mais tempo contra as nuvens, deixando-as no seu cantinho dentro do meu coração, apenas lhes pedirei com jeitinho para se chegarem para o lado. 
Nesse espaço, agora maior, alimentarei a serenidade, a alegria, a esperança, a confiança e o meu Sorriso! Tratarei deles todos os dias com carinho, regando e dando adubo...o resto acabará por definhar... :)

Nesta Sexta-Feira Santa assumi este compromisso comigo... de deixar crescer as coisas boas e não lutar contra as menos boas... muito melhor dedicarmo-nos ao que gostamos!!! :) 

Que se renovem apenas os sentimentos bons e deixemos ressuscitar a Vida que há dentro de Nós!
A vossa Mikashi

terça-feira, 19 de abril de 2011

uma "prenda" recebida por email - Fernando Pessoa

(...)
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade e infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...


Fernando Pessoa

Recebi hoje esta prenda por email...e senti-me muito acarinhada...  Não tenho escrito textos meus mas tenho tido a felicidade de encontrar textos fabulosos pelos caminhos que navego... a vossa Mikashi...

domingo, 17 de abril de 2011

Frases que li... e gostei!

"Na vida somos constantemente obrigados a mudar nossos objetivos em prol de coisas aparentemente mais palpáveis e reais a curto prazo mas ainda sim vulneráveis. Ao tentarmos construir bases sólidas não nos damos conta de que quando essa base ruir ficaremos sem chão e cairemos. O segredo não é planejar algo sólido. O segredo é flutuar. Só dessa maneira não cairemos quando ficarmos sem chão.
Como flutuar? Crie asas!"

"Eu já me esqueci de esquecê-la (o). É que procuro esquecer meus fracassos, sabe? E tentar te esquecer foi o maior deles. Porque mesmo não dando certo entre nós, você não foi um fracasso pra mim. Pelo contrário, você é a minha maior vitória."

retirado deste blog: http://floresnodeserto.wordpress.com/

sábado, 16 de abril de 2011

SUBIR PELO LADO QUE DESCE (retirado do Facebook)

Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce. Ouvindo esta frase, imaginei qualquer pessoa nessa acrobacia que as crianças fazem ou tentam fazer: escalar aqueles degraus que nos puxam inexoravelmente para baixo. Perigo, loucura, inocência, ou uma boa metáfora do que fazemos diariamente? Poucas vezes ...me deram um símbolo tão adequado para a vida, sobretudo naqueles períodos difíceis em que até pensar em sair da cama dá vontade de desistir. Tudo o que quereríamos era taparmos a cabeça e dormirmos, sem pensarmos em nada, fingindo que não estamos nem aí… Porque Tanatos, isto é, a voz do poço e da morte, nos convoca a cada minuto para que, enfim, nos entreguemos e acomodemos. Só que acomodar-se é abrir a porta a tudo aquilo que nos faz cúmplices do negativo. Descansaremos, sim, mas tornando-nos filhos do tédio e amantes da pusilanimidade, personagens do teatro daqueles que constantemente desperdiçam os seus próprios talentos e dificultam a vida dos outros. E o desperdício da nossa vida, talentos e oportunidades é o único débito que no final não se poderá saldar: estaremos no arquivo-morto. Não que não tenhamos vontade ou motivos para desistir: corrupção, violência, drogas, doença, problemas no emprego, dramas na família, buracos na alma, solidão no casamento a que também nos acomodamos… tudo isso nos sufoca. Sobretudo, se pertencermos ao grupo cujo lema é: Pensar, nem pensar… e a vida que se lixe. A escada rolante chama-nos para o fundo: não dou mais um passo, não luto, não me sacrifico mais. Para quê mudar, se a maior parte das pessoas nem pensa nisso e vive da mesma maneira, e da mesma maneira vai morrer? Não vive (nem morrerá) da mesma maneira. Porque só nessa batalha consigo mesmo, percebendo engodos e superando barreiras, podemos também saborear a vida. Que até nos surpreende quando não se esperava, oferecendo-nos novos caminhos e novos desafios. Mesmo que pareça quase uma condenação, a idéia de que viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce é que nos permite sentir que afinal não somos assim tão insignificantes e tão incapazes. Então, vamos à escada rolante: aqui e ali até conseguimos saltar degraus de dois em dois, como quando éramos crianças e muito mais livres, mais ousados e mais interessantes. E porque não? Na pior das hipóteses, caímos, magoamo-nos por dentro e por fora, e podemos ainda uma vez… recomeçar.

(Lya Luft)
Quanto a mim, mesmo que tenha de gatinhar escada acima ou rebolar alguns degraus... continuarei a subir essa escada :) Mikashi

quinta-feira, 14 de abril de 2011

um pensamento de um poeta da alma....

"quando o nosso coração nos trair...
... deixemos que o sorriso da razão nos defina o melhor caminho a seguir..." (Luís Lima)
 

sábado, 9 de abril de 2011

Mulher...

Sou mulher...mulher que conquista os dias com o sorriso, que esmaga o silêncio com uma gargalhada, que arregaça as mangas e limpa os joelhos quando tropeça, olhando de novo em frente...

Sou mulher...mulher que abraça os amigos, que saboreia as horas felizes e dança no meio da pista da Vida, ao som dos acordes das horas, sozinha ou acompanhada, dança sempre...

Sou mulher...mulher de corpo inteiro, de alma e coração...que estende as mãos ao Amor, mesmo quando este teima em brincar às escondidas, e percorro os labirintos das noites escuras com o brilho do meu olhar...

Sou mulher...

Mikashi

terça-feira, 5 de abril de 2011

Este dia...

Este dia nasce abraçado ao Sol, e deitado num céu azul de esperança...
Este dia espreguiça-se pelas horas, sorrindo aos que têm a ousadia de viver
Este dia cumprimenta-me e convida-me a percorrê-lo sem medo, beijando-me os sonhos
Este dia agarra com gentileza as minhas Mãos e leva-me aos horizontes sem fim deste Mundo
Este dia dá-me a liberdade de pintar com cores vivas novas paisagens no horizonte da minha Vida!

Mikashi

sábado, 2 de abril de 2011

na madrugada do Amor...



Entre o crepúsculo dos dias que findam e a alvorada dos dias futuros vejo-me banhada por uma lua cheia, que nos ilumina e me faz sorrir, entrelaçando-nos na corrente do rio que desagua na madrugada do Amor...

Mikashi

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uma Verdade e Desejos...

E no Dia das Mentiras...decidi ser do contra... e escrever uma Verdade :)

Desejo o que o coração me faz desejar...um pleno desejo de desejar desejos que não se esgotam em desejo e recomeçam num novo desejar...

Mikashi