segunda-feira, 23 de julho de 2012

Uma reflexão para as estatísticas...

Errei as probabilidades que calculei nos cadernos da Vida
Mas resolvi aprofundar os meus conhecimentos de estatística
E tentei que os sonhos seguissem uma distribuição normal
Mas encontrei uma curva desviada para a esquerda, para o lado do coração
Concentrei-me e fiz uma transformação logarítmica, mas a curva não se alterou
Perdi a homogeneidade das variâncias das minhas inseguranças
E tentei que a média fosse diferente dos dias passados
Mas a hipótese alternativa teimou em não dar significativa

Fui à procura de uma regressão, mas a minha vida não é linear
Será talvez mais para o lado da quadrática, seguindo um modelo aditivo
Recusei o modelo dominante e nem considerei o recessivo
E descobri o poder das interacções...

Compreendi que as correlações que se fazem nem sempre são compreendidas por todos
E fugindo à mediana, encontrei os extremos que distorcem os gráficos do dia-a-dia
Saltei para dentro de uma tabela de contingência e exausta desta perseguição
Atrás do que é significativo, sentei-me dentro de um intervalo de confiança
Esperando que não seja grande demais para me perder de novo...
Mikashi

1 comentário:

  1. Também concordo que as correlações que fazemos nem sempre são entendidas por todos que queríamos que assim o fosse. Um besito amiga.

    ResponderEliminar