domingo, 18 de setembro de 2011

Hereafter (Uma outra vida): uma reflexão sobre a dicotomia Vida/Morte

Ora bem, andava há meses para ver este filme. Por duas razões: primeiro, porque a questão da vida após a morte é um mistério que acho que fascina a maioria das pessoas, eu incluída. Segundo porque sendo o realizador o Clint Eastwood, achei que não ia ser um filmezeco qualquer.

Finalmente consegui! Arrumando já com uma nota mais negativa, pensei que o fim fosse ser mais forte, confesso que estava à espera (não de respostas) mas assim de algo com mais impacto. 

Mas gostei da maneira como foi embrulhada a última parte do filme- suave, delicada e fez-me sorrir. No geral, gostei muito do filme e quanto às interpretações: excelentes!

Gosto dos filmes que mostrem as ironias da vida...ironias nem sempre alegres...a morte do irmão mais corajoso, um dom que se transforma em maldição... e como uma experiência quase-morte faz alguém ver os seus pilares ruírem para depois renascer.

Quanto à experiência de quase-morte... tanta gente já a sentiu...tanta gente já esteve do lado de lá...mas o facto é que continua a ser um mistério enorme. 
Um dos personagens do filme achava que a morte dava lugar a um cenário escuro, vazio, a um fim de tudo basicamente. Não concordo. Não sei o que encontraremos depois...mas a nossa alma, a nossa energia...algo terá de perdurar. Se era bom saber o que há depois? Talvez fosse...mas se calhar isso destruia um pouco a força da vida presente! 

E sabem que mais? Haja o que houver...aproveitem mas é o AGORA. Cuidem de si próprios. Acreditem. E sigam os sinais do destino...foi o que as personagens  do filme fizeram! 

Mikashi

Sem comentários:

Enviar um comentário